Atitude e comportamento
Atitude é aquilo que pensamos e fazemos; e comportamento é como somos, como convivemos com os outros. A atitude parte da ação, ela depende do momento. É a partir dela que colocamos em prática nosso comportamento, que está baseado na nossa personalidade e na nossa formação.
Atitudes são tendências adquiridas e relativamente estáveis que levam o indivíduo a reagir de forma positiva ou negativa em relação a um objeto de natureza social.
Pode-se dizer que as atitudes possuem três componentes básicos: componente cognitivo, que são os nossos pensamentos e crenças; componente afetivo, que são os nossos sentimentos e emoções; componente comportamental, que são as nossas tendências para reagir.
O Comportamento refere-se a apenas a parte visível das atitudes.
Normalmente as atitudes permitem prever o comportamento das pessoas. Sabemos que, se as pessoas forem coerentes, têm comportamentos ajustados com aquilo que conhecem e em que acreditam. Mas nem sempre isto acontece. Muitas vezes, conhecemos ou acreditamos numa determinada coisa, mas o nosso comportamento não é coerente com esse fato. Verifica-se, assim, uma contradição. Esta cria mal estar e tensão psicológica.